quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Opinião médica sobre Slings

Segundo Jucille Meneses, pediatra do departamento científico de neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, as mães relatam que seus filhos choram menos e se sentem mais seguros com o uso do sling, além de sentarem e andarem mais cedo. Ela cita outras vantagens da rede: mantém as pernas do bebê unidas e não altera o desenvolvimento do quadril, o que pode ocorrer com o uso contínuo da mochila e de modelos tipo cadeirinha.

Ainda segundo a pediatra, o sling ajuda a diminuir as dores de cólicas, pois fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê, melhora o ambiente psíquico e, conseqüentemente, as cólicas.

O pediatra americano, William Sears, autor de mais de 40 livros, é um dos entusiastas dos carregadores de bebês e o responsável pelo termo "babywearing" (algo como "vestir o bebê"). De acordo com ele, os bebês "slingados" choram menos, aprendem mais e são mais espertos.


O Sling e a Prevenção da Displasia do Desenvolvimento do Quadril


Natália Martins, fisioterapeuta no Hospital Distrital do Pombal, Portugal, começou a investigar os benefícios do Sling devido à sua aplicação no tratamento da displasia de desenvolvimento do quadril, um defeito na articulação do quadril em que a cabeça do fêmur não se encontra corretamente colocada na respectiva cavidade.

A postura que o sling proporciona ao bebê é ótima e indicada para o tratamento deste problema. De uma forma agradável e aconchegante contribui para a sua correção. A fisioterapeuta também frisa que os benefícios estendem-se também aos bebês que não têm este problema.

Para a fisioterapeuta, o sling é o melhor meio de transporte para o bebê, sendo também benéfico para a mãe. Ela lembra que no período pós-parto, normalmente, a mãe tem dores nas costas devido à fraqueza dos músculos abdominais e à sobrecarga física causada pelos cuidados ao bebê e afirma que andar com o bebê no bebê-conforto só agrava a situação devido ao peso do conjunto e ao fato de provocar um desvio grande na coluna. Com o sling, a posição da mãe está correta porque o peso está equilibrado. Para o bebê também é melhor do que estar sempre sentado bebê-conforto.