terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tomando leeeite?


Sim...Tomando leite desde que completou 01 aninho.
Foi assim que respondi a uma amiga que até então estava acostumada a ver e saber que eu amamentava no peito meu filho até quando ele completou 01 ano de idade...Entre risos ela disse, pensei que ele ia mamar até os 10 anos de tanto que você falava sobre isso - ok,ok, ela é exagerada e eu sempre defendi a amamentação como uma leoa,mesmo...
Mas é que passado o tempo, fui percebendo que o João Carlos (Popinho) estava mais me utilizando de "tetê" a tira-colo do que satisfazendo suas necessidades físicas de leite, após longa e detalhada conversa com o Dr. Douglas, optamos por introduzir o leite de vaca (de vacaaaa?) sim de vaca! Passados 3 meses o Popinho nunca apresentou nenhuma reação ou rejeição...agora aprendeu a ir até a porta da geladeira e dizer DAAAA...quando quer o leitinho antes de dormir!

Conversando e percebendo que nem todas as mães achavam normal dar leite integral e não de fórmula (em pó)Lá fui eu buscar informações e textos para postar aqui e ajudar outras mamães...vamos compartilhar...

Leite...Adorado leitinho...

Quando: Após o primeiro ano de vida.Os leites de vaca,cabra e ovelha têm quantidade excessiva de proteína e sódio,que podem sobrecarregar os rins se inseridos na alimentação antes disso.

Quanto: 3 porções diárias a partir do segundo ano de vida.

Como: 3 copos de 200ml cada.

Risco de obesidade: Nunca, jamais "caprichar" no achocolato ou açúcar.

Vamos aprofundar essa informação?

A recomendação da OMS é que o aleitamento materno seja exclusivo até o 6º mês - e que até o segundo ano seja compartilhado com outros alimentos.Até o primeiro ano caso(raros) a mãe não possa amamentar, o bebê deve receber fórmulas infantis próprias,indicadas pelo pediatra.Depois disso o leite de vaca está liberado. 
Só que nem todo mundo se adapta bem a ele apresentando irritabilidade intestinal.a alternativa mais comum é o leite de cabra ou de búfala.Mas primeiro,é preciso verificar se a intolerância é a proteína do leite ou ao açúcar,chamado lactose.
No primeiro caso, o leite de cabra ou hidrolisado são alternativas, por terem suas proteínas quebradas em cadeias menores.
No segundo caso,o recomendado é o leite de soja.

Sempre vou lembrar aqui, cada caso é um caso...Amamentar é tudo de bom, comprovadamente pela ciência! Mas todo processo deve ser acompanhado por um pediatra, para que as decisões sejam seguras e acertadas para fazer bem para o seu popinho de gente!


Beijinhos com bigode de leite...

onde o google me levou: Wikipedia
imagem: Gel Tutorial