terça-feira, 31 de março de 2009

Como iniciar a alimentação complementar.

Sugestão para iniciar a alimentação complementar:

Essas são sugestões gerais e não excluem a orientação de um pediatra. A introdução da alimentação deve respeitar as especificidades de cada criança.

Lembre-se sempre:

A introdução dos alimentos deve lenta e gradual.

Tudo é novo para o bebê e no início é normal ele rejeitar alguns alimentos.
Enquanto o bebê estiver ingerindo uma quantidade pequena dos alimentos, mantenha as mamadas habituais.
Cada bebê tem seu ritmo próprio. Ofereça alimentos variados e observe a aceitação. É normal alguns bebês necessitarem de algumas semanas para aceitar a alimentação.

É possível iniciar com papa salgada ou com frutas.


Segue uma orientação para o início com frutas.



1. Frutas:
Iniciar com as frutas, preferencialmente sob a forma de papas utilizando colher. Começar com uma porção e após passar para duas porções diárias. Comece com as frutas da estação e as de consumo habitual da família. Os sucos podem ser usados após a refeição para facilitar a absorção do ferro pelo organismo, nunca ultrapassando 240 ml diários.
Frutas não substituem uma mamada.
Com a introdução da alimentação deve-se oferecer água filtrada ao bebê.

2. Papa salgada:
Assim que o bebê se adaptar as frutas (o tempo varia para cada bebê), iniciar uma refeição salgada. Começar pelo almoço. Na fase de adaptação, complete a refeição com a mamada habitual do bebê.
Cozinhar os alimentos em pouca água. Amassar com o garfo e separando por tipo de alimento para que a criança prove os sabores. Não é necessário usar a peneira e o liquidificador.

O ovo pode ser introduzido, cozido ou “pochê” após o 7. mês de vida. Inicialmente somente a gema, após 1 ano acrescentar a clara. Atualmente a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso do ovo inteiro, sempre cozido, a partir do 6º mês (quando houver casos de processos alérgicos alimentares na família, a introdução deve ser indicada pelo médico ou nutricionista).

Lembre-se: uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

  • Planejamento da Papa Salgada

A papa salgada deve preparada seguindo a proporção de cada grupo de alimento. Para cada três partes do alimento base (cereal, raiz ou tubérculo), colocar uma parte de alimento proteíco (origem animal), 1 de origem vegetal (leguminosas) e uma parte dos outros alimentos (hortaliças), misturados a uma colher de chá (3ml) de azeite. Usar temperos naturais (alho, cebola, salsinha, cebolinha, tomate e nenhum ou muito pouco sal.

Iniciar a papa oferecendo pouca quantidade; aumentar gradativamente até atingir, em média, 15 a 20 colheres de sopa ( 100-120g da papa ). Muito importante não forçar a alimentação, respeitar o tempo de adaptação aos novos alimentos, às preferências e ao volume que a criança deseja consumir, isto permite a regulação do apetite e saciedade. A alimentação deve ser oferecida sem pressa até a criança ficar saciada.

A partir do 7º ao 8º mês a papa salgada pode ser introduzida no jantar. Com 8 meses a criança já pode comer alguns alimentos da família, sempre bem cozidos, amassados e sem temperos artificiais. A sua consistência deve evoluir para a mesma consistência da família até os 12 meses de vida, incluindo hortaliças cruas em pequenos pedaços como: tomate, alface, pepino, cenoura, etc.

Alimentos inadequados à criança:

Frutas com adição de açúcar, bebidas à base de soja em substituição ao leite, temperos prontos, enlatados e embutidos, massas prontas, refrigerantes e sucos artificiais, frituras, balas.
Evitar também frutas que retém muito agrotóxico, como mamão papaia e morango.
Leia o rótulo dos alimentos infantis antes de comprá-los para evitar oferecer à criança alimentos que contenham aditivos e conservantes artificiais.
No primeiro ano de vida o mel não deve ser usado pelo risco de botulismo.