terça-feira, 31 de março de 2009

Dicas para uma alimentação saudável! - a partir dos 6 meses de vida!

A alimentação complementar deve ser iniciada a partir dos seis meses de vida, salvo em situações especiais e sob orientação do pediatra. 

Veja os 10 passos para a alimentação complementar saudável
(guia alimentar para crianças menores de 2 anos/MS/OMS)

1- No início da alimentação complementar, os alimentos oferecidos à criança devem ser preparados especialmente para ela. Os alimentos devem ser bem cozidos. Nesse cozimento deve sobrar pouca água na panela, ou seja, os alimentos devem ser cozidos apenas em água suficiente para amaciá-los.

2- Ao colocar os alimentos no prato, amasse-os bem com o garfo e a consistência deverá ter o aspecto pastoso (papa/purê). Não há necessidade de passar pela peneira e nem bater no liquidificador.

3-A partir dos 8 meses, podem ser oferecidos os mesmos alimentos preparados para a família, desde que amassados, desfiados, picados ou cortados em pedaços pequenos.

4-Sopas e comidas ralas/moles não fornecem energia suficiente para a criança.

5-Deve-se evitar o uso da mamadeira, pois a mesma pode atrapalhar a amamentação e é a principal fonte de contaminação e transmissão de doenças.

6-Recomenda-se o uso de copinhos para oferecer água ou outros líquidos; dar os alimentos semi-sólidos e sólidos com prato e com colher.

Lembre-se sempre:
A introdução dos alimentos deve lenta e gradual.